Como Começar a Meditar

Atualizado: Mai 14

No último ano eu tenho me dedicado bastante ao caminho da meditação e da Yoga e, muito por isso, as pessoas ao meu redor acabam compartilhando algumas frustrações e dificuldades que tiveram ao tentar meditar sem sucesso.


Parando para pensar, eu até fico muito feliz com esse movimento, porque essas pessoas tiveram a iniciativa de tentar meditar. Isso não é maravilhoso?! Eu realmente acredito que o mundo seria um lugar muito melhor se todos meditassem de alguma forma. Porém, fico triste que muitas pessoas desistem no caminho por falta de informação adequada.


Das razões de desistência, de longe a mais frequente é: "Eu tentei, mas não consigo esvaziar minha mente"... Deixa eu já quebrar essa primeira barreira para você. Mente alguma para de funcionar em meditação, ou em qualquer outro momento, ela sempre estará funcionando. Ainda bem!


Meditação é o controle do foco da sua mente. É você estar presente e focado no aqui e agora. Portanto se desapegue do fato de não conseguir esvaziar sua mente. De fato, se desapegue de todo e qualquer pensamento. Pronto! Agora que você já sabe o segredo, é só ficar confortável e entrar em meditação.


Brincadeira... apesar de ser isso mesmo, eu ainda vou dar mais algumas dicas para facilitar esse processo, que, em si, já é muito simples... é a gente que complica muito.



Vou compartilhar com você um pensamento budista que meu professor de Yoga nos passou em aula e eu sempre levo comigo.


Imagine sua mente como se fosse sua casa e os pensamento como se fossem pessoas passando por lá. Para que você possa meditar tranquilamente, abra a porta da frente e a de trás para que esses pensamentos passem direto e o mais importante, não sirva chá para ninguém.

Eu imagino essa cena e me da vontade de rir! Acho que por isso me marcou tanto. Mas é bem esse o ponto. Não sirva chá para ninguém! Isso significa: Não se envolva com suas sequências de pensamentos. Da mesma forma que um deles veio, deixe ele ir, e se eventualmente você se deixar levar e se envolver com algum deles, volte ao seu foco e tome seu chá sozinho.


Aproveitando que falamos de foco, já vou deixar aqui uma outra grande dica para você meditar. Tenha uma âncora! Ou seja, foque em alguma coisa que seja neutra, por exemplo, uma música instrumental lenta, a repetição de um mantra, um som específico, uma imagem ou - minha recomendação para iniciantes - sua própria respiração. Dessa forma sempre que você começar a se envolver com um pensamento, volte para sua âncora... Isso é a prática de meditação.


Essa técnica se chama "Loop Operacional" e foi desenvolvida pela Prof. e Dr. Roberto Cardoso. Hoje ela é reconhecida por órgãos internacionais de pesquisa como a melhor forma acadêmica para protocolos de meditação. Você pode ver mais do trabalho dele aqui.


Agora sim, você já pode começar sua prática. E se eu puder deixar aqui uma última grande dica antes de resumir os básicos da meditação é... Não desista!


Passos Básicos para meditação:


  • Tente fazer uma respiração abdominal, nasal, silenciosa, harmoniosa e lenta.

  • Sente com a coluna ereta, porém relaxada.

  • Evite deitar ou apoiar a coluna para manter-se em estado de atenção e evitar a sonolência.

  • Solte seus pensamentos, relaxe sua lógica.

  • Concentre-se na sua âncora.

  • Tente se manter na prática por pelo menos 10 minutos.


No workshop básico de meditação que estou preparando, pretendo dar mais dicas e falar também sobre o lado científico e histórico da meditação. Vamos informar aqui quando tivermos a data fechada. Não percam!


Obrigado e boa meditação!



Escrito por Lauro Pellizari Nieblas

Facilitador e Terapeuta - Sama Terapias








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