Significado da Diabetes | Metafísica da Saúde

Em 2019 a diabetes atingiu 13 milhões de brasileiros, isso dá quase 7% da nossa população, é muita coisa! Por isso, nesse post vamos falar da visão da metafísica da saúde sobre essa doença, olhando para suas possíveis origens emocionais.


Vamos primeiro entender o que acontece dentro do nosso corpo na diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, "a diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz." (Sociedade Brasileira de Diabetes - link), sem a insulina produzida pelo pâncreas nosso corpo perde a capacidade de sintetizar a glicose (açúcar), uma das nossas principais fontes de energia para nossas células. Com isso o corpo tem um pico de glicose - hiperglicemia - que pode causar danos na vista, no coração, nas artérias, nos rins e nos nervos.


Para a metafísica da saúde a diabetes se instala no nosso corpo físico quando perdemos a "doçura" pela vida. É aquele momento que desistimos de lutar por uma vida melhor, quando os diversos baques que a vida nos dá acabam nos vencendo e nos resignamos a uma vida sem prazeres.

Essa frustração nos afasta dos nossos sonhos e a esperança por uma vida melhor fica no passado, abrindo caminho para que esse sentimento amargo se instale no nosso corpo. A incapacidade de "degustar" os doces momentos da vida se transforma na incapacidade de utilizar a "doçura" da glicose para o nosso próprio bem.



Então como posso prevenir essa doença?


Evite viver na sombra das suas frustrações passadas. É comum que quem sofre de diabetes esteja apegado a diversas situações negativas que já vivenciou em sua vida. Podem ser traições, golpes financeiros, perda de pessoas queridas, abusos de todos os tipos. São tantos golpes que fica difícil enxergar a beleza de um nascer do sol ou qualquer coisa positiva como um gesto de empatia de um desconhecido na rua.


É preciso olhar pra frente e transformar os traumas em aprendizados, tendo na consciência que todas essas dores e esses obstáculos te fizeram uma pessoa mais forte e mais preparada… um diamante criado sobre as mais altas temperaturas e o maior nível de pressão.

Para começar a virar esse jogo é preciso entender que a vida é cheia de altos e baixos e por mais que tudo pareça estar dando errado, tem muitas coisas boas ao seu redor. Devemos encontrar a beleza nas pequenas coisas. Ter fé que tudo tem um motivo para acontecer.